14 de out. de 2011

Quando o New Winds passou por Curitiba

Em 2005, o New Winds (Portugal) fez uma turnê pelo Brasil. O itinerário foi:

JANEIRO
Dia 13 - Itapira
Dia 14 - Brasilia
Dia 15 - Belo Horizonte c/ Carahter
Dia 16 - Vitória c/ Carahter
Dia 20 - Londrina c/ Sudarshana
Dia 21 - Curtiba c/ Sudarshana
Dia 22 - Blumenau c/ Sudarshana
Dia 23 - São Paulo c/ Sudarshana

Aproveitei a proximidade de Joinvas com Curitiba e  fui, ao lado de Aristides e Oriel, assistir a passagem deles no Espaço 92. Outro fato da escolha de Curitiba foi que outra banda gringa tocaria no dia seguinte na mesma cidade. A banda era o Hellshock, O show dos caras foi cancelado, até hoje não sei ao certo a razão.

Maikon, Aristides e Oriel no elevador,  rumo ao show do New winds.
Eu não me  lembro muito da apresentação dos caras, mas revirando arquivos, encontrei algumas músicas do New Winds ao vivo na capital paranaense.
Escolhi a música Hope, um cover de outra banda portuguesa, o X-Acto. Porra, X-Acto foi uma banda foda! Foi trilha sonora oficial de muitas tardes na casa do meu amigo Marcio. X-acto foi um show definitivamente marcante na minha formação de punk rocker. Eu os vi em Curitiba, acho que em 1997 ou 1998.




Bizarro. Uma postagem sobre o New Winds e escrevo mais sobre o X-acto. Deve ser que em 2005, rolou certa nostalgia boba com o X-acto, deve ser o fantasma dela perseguindo a presente postagem.

texto por Maikon – edição do vídeo por victor bello

3 comentários:

a disse...

O show do New Winds em Blumenau foi muito especial, marcou não só para eu mas para muita gente o começo do contato com a cultura do punk hardcore.
O New Winds foi muito importante para minha formação política, era uma das bandas que tocava junto com as leituras que me influenciaram ao veganismo, a conhecer melhor as posturas de esquerda e a não consumir álcool naquele tempo e a focar a raiva adolescente em atitudes positivas. Porra, banda foda, letras inteligentes, energia. Me sinto velho e queria a energia adolescente de volta.

aristides disse...

o show foi uma merda, um ato político pedante e pretencioso além de inútil, fez-me um dever para me auto afirmar como bebedor de cerveja. e o X-acto é de longe muito melhor.

Camila Rosa disse...

lembro desse show, e lembro também que não pude ir.
mas concordo totalmente com o Alan, o New Winds foi uma banda muito importante pra mim por vários motivos e o principal, o conhecimento adquirido ao ler as letras, o livro que vinha com o cd. Enfim, ótimo post. Acompanho sempre aqui :)